O que é o período de graça?
O QUE É O PERÍODO DE GRAÇA?
Há um período em que mesmo não contribuindo para o INSS por algum motivo, o contribuinte continua tendo direito aos benefícios previdenciários, chamado de Período de Graça do INSS. Durante este lapso temporal, mantém-se a qualidade de segurado podendo requerer auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, por exemplo.
Durante crises financeiras, é comum que alguns segurados não consigam manter suas contribuições em dia com o INSS, por isso é importante conhecer os detalhes do Período de Graça. Muitas pessoas deixam de contribuir com a Previdência Social além do período de graça do INSS e acabam perdendo a qualidade de seguradas, e quando buscam um benefício previdenciário, têm seu pedido negado pela falta da qualidade de segurado.
O período de graça do INSS é o tempo em que o segurado mantém, por lei, seu vínculo com o sistema previdenciário, mesmo sem estar contribuindo. Neste período, a pessoa não está contribuindo ou exercendo atividade remunerada ligada, obrigatoriamente à Previdência Social
Por exemplo, os segurados obrigatórios, têm no mínimo 12 meses de período de graça, sendo assim, se o empregado for demitido, ele manterá a qualidade de segurado por mais 12 meses. Esse período pode ser ainda maior, nesse texto, abordamos todas as formas previstas na legislação, é só clicar!
Lembrando que se a pessoa exerce atividades econômicas é obrigado a pagar as contribuições previdenciárias ao INSS. Esse é o principal dever quando o trabalhador se filia ao RGPS.
